ALMAS ESPECIAIS

DIVULGUEM - Associação Mineira de Hipertensão Pulmonar

06 setembro 2011

SUAS UNHAS PODEM DIZER MUITO SOBRE SUA SAÚDE

Muitos cresceram ouvindo que àquelas manchinhas brancas na unhas eram sinal de boas novas, de um presente a caminho. Ou quando convinha o significado das tais pintinhas brancas significava a quantidade de mentiras contadas pela pessoa que as possuía.

O fato é que hoje já se sabe que alterações nas unhas significam, muitas vezes, que precisamos buscar ajuda de um profissional de saúde.

Na maioria das vezes àquelas manchinhas esbranquiçadas são decorrentes de pequenos traumas, mas fiquem atentos para aquelas manchas que ocupam uma extensão maior da unha e que não desaparecem.

Alguma vez você foi ao médico e ele durante o exame clinico pediu para ver suas mãos, pois é, as alterações nas unhas podem significar desde a falta de nutrientes, estresse e micoses até problemas mais sérios, como cirrose hepática, insuficiência renal e endocardite (a inflamação do revestimento interior do coração, geralmente provocada por bactérias).


Saiba o que significa cada alteração:

Manchas brancas pequenas: pequenos traumas. Às vezes você bate a unha e isso interfere na linha de produção de células. As que saem com defeito desenham as manchas. Como a unha cresce devagar, você nem se lembra que havia batido. Mas estas manchas podem estar presentes em vitimas de infarto, doenças renais, doenças auto-imunes e cirrose hepática e em certas infecções fúngicas.
Manchas grandes brancas: às vezes elas aparecem na ausência de zinco no organismo.
Coloração verde: infecção por Pseudomonas aeruginosa.
Coloração preta amarronzada: normalmente é causada por aumento de pigmento nos melanócitos na matriz ou por funcionamento anormal dos melanócitos. Pode ocorrer em negros sem significar doenças e pode estar relacionada à presença de nevos (pintas) ou tumores (melanoma).
Manchas amarelas ou unhas amareladas: Podem aparecer nas pessoas que tomam antibiótico por muito tempo seguido e naquelas que fumam muito. Quando ocorre em todas as unhas pode estar relacionado a distúrbios pulmonares e a linfedema.
Manchas arroxeadas: Por algum trauma, micose ou outra infecção.
Metade branca, metade avermelhada: Problemas renais
Fracas, quebradiças, com descamação: Falta de proteínas e vitaminas no organismo (provavelmente vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina E). Pode ter como causas o ressecamento das pontas dos dedos e doenças como eczemas, psoríase, e líquen plano. Pode ainda ocorrer como manifestação de doenças internas como hipotireoidismo e deficiência de ferro (anemias).
Verruga ao redor da unha: verrugas virais também chamadas de verrugas vulgares. Existem alguns tumores que se parecem com verrugas e devem ser examinados pelo médico. Devem ser retiradas cirurgicamente.
Unhas deformadas: Onicosquizia é o nome que se dá a unhas deformadas. Podem aparecer por traumas na base da unha e pelo uso exagerado das unhas no trabalho.
Linhas: Podem representar carência vitamínico proteica.
Unhas pálidas: Se for próximo da matriz, pode representar uma doença autoimune, como o lúpus, por exemplo.
Unhas fracas: Falta de vitaminas e sais minerais como o ferro e o cálcio.
Unhas encravadas: Alteração anatômica ou cortes errados. Devem ser tratadas adequadamente.
Ondulações: Geralmente indicam traumas (a espátula de empurrar cutícula é usada com força). E ainda: anemia e doença cardíaca ou pulmonar.
Unhas côncavas: possível falta de ferro.
Unhas convexas e sem brilho: podem indicar problemas cardíacos ou pulmonares

Agora que você já conhece as possíveis alterações, dê uma boa olhada e ouça o que suas unhas têm a dizer.

Referencias

BEDIN, Valcinir. As unhas podem revelar muito sobre sua saúde. Disponível em: http://www.pontinho.com.br/IMG_UP/11mhunhas.pdf.

Centro de Fototerapia e Dermatoscopia de Brasília. Doenças das unhas. Disponível em: http://www.dermatoscopiadf.com.br/site/index.php?option=com_content&task=view&id=34&Itemid=61.

Fitoterapia e Terapias Complementares. Unha forte, sinal de saúde. Disponivel em http://www.fitoterapia.com.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=132&Itemid=2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas Falas da alma. Obrigada e volte sempre.

VOLTE SEMPRE

Leve-me com vc - Presente da Majoli

Powered By Blogger