ALMAS ESPECIAIS

Cadastre-se e receba novidades por email

Ocorreu um erro neste gadget

DIVULGUEM - Associação Mineira de Hipertensão Pulmonar

22 setembro 2011

PREPARE-SE PARA O VERÃO – o recomendado é atividade física e hábitos alimentares saudáveis.

imagem google

Faltam 03 meses para o verão, mas a maioria das pessoas deixa para se preparar para ele na ultima hora. Então sem dó nem piedade do seu corpo, da sua saúde, buscam dietas milagrosas, mas que na realidade nada trazem de beneficio para a saúde.

Lembrem-se que 03 meses é o tempo necessário para que seu organismo se habitue aos exercícios e mudanças alimentares.

O sobre peso é um mal que ataca cada vez mais brasileiros. Segundo o Ministério da Saúde, 43% da população estão com excesso de peso. E 13% são obesos.

Então vamos começar o nosso preparo para alcançar o peso desejado e como um brinde valioso melhorar a qualidade de vida.

A primeira coisa a se fazer é calcular o Índice de Massa Corporal (IMC): uma fórmula que permite verificar se o peso da pessoa está adequado para a altura dela. O cálculo é feito da seguinte forma: divide-se o peso pela altura ao quadrado e depois com o resultado obtido verifica-se através de uma tabela de referencia como anda seu peso.

Por exemplo, se você pesa 58Kg e mede 1,56m, você deve calcular da seguinte forma:

IMC: 58/1,56x1,56

IMC: 58/2,43

IMC = 23,86


O resultado obtido foi 23,86, então ao compará-lo com os dados da tabela de referencia abaixo, concluímos que esta pessoa encontra-se em seu peso normal/ideal.


IMC                                                     CLASSIFICAÇÃO

Abaixo de 18.4                                     Abaixo do peso

18.5 – 24.9                                          Peso normal

25.0 - 29.9                                          Sobrepeso

30.0 - 34.9                                          Obesidade Grau I

35.0 - 39.9                                          Obesidade Grau II

Acima de 40                                         Obesidade Grau III


Fique atenta(o), também, a sua circunferência abdominal, pois apesar de estar em seu peso normal, uma circunferência abdominal fora do indicado pode favorecer ao aparecimento de doenças, como por exemplo o infarto agudo do miocárdio.

A circunferência abdominal é um método simples e representativo da gordura acumulada no abdômen. Representa quando associada a outros fatores como, diabetes, hipertensão, colesterol e triglicerides alto e obesidade, alto risco para desenvolver a síndrome metabólica. A SÍNDROME METABÓLICA (SM) caracteriza-se pela associação, num mesmo indivíduo, de dislipidemia, diabetes mellitus do tipo 2 ou intolerância à glicose, hipertensão arterial e excesso de peso ou obesidade.


Esta medida é facilmente realizada: utilizando uma fita métrica não elástica, a circunferência abdominal é medida na altura da cicatriz umbilical (umbigo).


Após realizar a medica veja se você esta correndo algum risco:

Homens: >102 cm

Mulheres: > 88 cm


Então não basta apenas perder peso é importante, também diminuir medidas.

O ideal é perder cerca de dois quilos por mês. Nas primeiras semanas, a perda pode até ser maior, porque o corpo está se adaptando à educação alimentar. Mas essa perda deve ser gradual, porque ela precisa ser de gordura e não de músculo.

Portanto o exercício é fundamental para quem quer mudar definitivamente de estilo de vida. É o que vai nos permitir não abandonar totalmente certas comidinhas que tanto apreciamos (com moderação... Claro).

Alimentação saudável é o mesmo que dieta equilibrada ou balanceada e pode ser resumida por três princípios: variedade, moderação e equilíbrio. Portanto nada é proibido se você não tem um distúrbio metabólico. No entanto é preciso saber que tudo depende da quantidade e se você ingerir muitas calorias e não gastar energia, o resultado é um ganho de peso.


Mas há uma má notícia para as mulheres. Os homens levam vantagem na hora de emagrecer e tudo é culpa dos hormônios. A testosterona é um hormônio muito importante para a formação muscular, enquanto o estrogênio é um hormônio que facilita o depósito de gordura. E sendo o estrogênio o hormônio encontrado em maior quantidade nas mulheres, isto explica em parte a vantagem masculina no emagrecimento.

Vale ressaltar que estar fora do peso ideal não implica apenas em não se sentir à vontade com um biquíni ou sunga ou ficar chateada(o) com a imagem refletida no espelho.

As complicações decorrentes da obesidade são várias, desde diabetes, hipertensão a infarto agudo do miocárdio, dentre outras.

E não pense que o uso de medicamentos inibidores de apetite é a solução mais acertada. Todas as pessoas que tomam remédios precisam de prescrição médica e acompanhamento de um médico, pois os chamados inibidores de apetite têm feitos que nem sempre são favoráveis. E é claro deve haver mudança de comportamento, inclusive nos hábitos alimentares, pois não dá para tomar estes medicamentos à vida toda.


Então aproveite as dicas a seguir, associe exercícios, dieta balanceada e hábitos saudáveis, para quem sabe chegar ao verão em boa forma e o melhor com mais saúde e qualidade de vida.

Confira as 14 metas da educação alimentar, indicadas pelo Centro de Referência em Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).

1) Faça de 5 a 6 refeições por dia.
2) Frutas na sobremesa e nos lanches.
3) Coma verduras e legumes no almoço e no jantar.
4) A porção de carne deve ser do tamanho da palma da mão.
5) Troque a gordura animal por vegetal e consuma com moderação.
6) Modere nos açúcares e nos doces.
7) Diminua o sal e os alimentos ricos em sódio.
8) Consuma leite ou derivados na quantidade recomendada.
9) Consuma pelo menos 1 porção de cereal integral.
10) Coma uma porção de leguminosas por dia.
11) Reduza o álcool. Evite o consumo diário.
12) Beba no mínimo 2 litros de água por dia.
13) Faça pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias.
14) Aprecie sua refeição. Coma devagar.




E ainda as cinco dicas deixadas pelos endocrinologistas no programa bem estar, exibido no dia 21/09/2011.

Cinco dicas importantes para perder peso:


1 - Fique atento à sua saúde: Monitorar a pressão e os níveis de gordura no sangue e prestar atenção nas respostas que você dá às atividades e à nova alimentação podem ajudá-lo a traçar um caminho mais saudável. Não é bom exagerar nem exigir do corpo mais do que ele pode fazer. Os resultados de exames regulares e mudanças no organismo podem servir de incentivo para você continuar lutando contra a balança.

2 - Fracione sua alimentação: Refeições menores e mais frequentes exigem que o metabolismo usado na digestão seja ativado mais vezes e, assim, gaste mais energia para poder processar a comida. Ingerir algo a cada três horas também ajuda a matar a fome, evitando inclusive que você faça pratos muito grandes.

3 - Não pule refeições: Não ignore o café da manhã, o almoço ou o jantar, porque assim você vai ficar com fome e acabar comendo mais depois, o que pode ser pior para a digestão e o metabolismo.

4 - Fuja das dietas malucas: Regimes muito restritivos podem privá-lo de elementos importantes para o funcionamento do corpo e de energia para as atividades físicas.

5 - Não vire atleta da noite para o dia: Ninguém consegue entrar em um ritmo maior que o limite do próprio corpo. Portanto, não dá para sair do sedentarismo total e virar um esportista de alto rendimento. O corpo precisa se acostumar com a atividade, por isso é fundamental começar com calma e ir avançando aos poucos.


Referencias


BEM ESTAR. Desafio do Bem Estar propõe que você fique em forma até o verão. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/09/desafio-do-bem-estar-propoe-que-voce-fique-em-forma-ate-o-verao.html.

GLOBO REPORTER. SÉRIE DE REPORTAGENS EXIBIDA EM 2010. Disponível em: http://g1.globo.com/globoreporter/0,,MUL1527629-16619,00-CONFIRA+AS+METAS+PARA+EMAGRECER+COM+SAUDE.html

Não faça nenhuma dieta radical demais ou tome medicamentos sem prescrição. Procure a ajuda de um bom profissional e alcance seu peso ideal com saúde.

Um comentário:

  1. A vida é magia e encanto.. é preciso preservar a beleza dos nossos corações.
    Saber olhar com pureza de alma respirar como se nascêssemos a cada instante!
    A felicidade e a Magia é algo, que entra em nossas vidas, com total explêndor.
    Um feliz e abençoado Domingo
    Bjs com eterno carinho.
    Evanir

    ResponderExcluir

Deixe aqui suas Falas da alma. Obrigada e volte sempre.

VOLTE SEMPRE

Leve-me com vc - Presente da Majoli

Loading...