ALMAS ESPECIAIS

DIVULGUEM - Associação Mineira de Hipertensão Pulmonar

16 setembro 2011

ESCORE DE FRAMINGHAM - FAÇA O TESTE e veja qual o seu risco estimado para desenvolver doenças cardiovasculares.


Mais importante do que diagnosticar no indivíduo uma patologia isoladamente, seja diabetes, hipertensão ou a presença de dislipidemia, é avaliá-lo em termos de seu risco cardiovascular, cerebrovascular e renal global. O escore de Framingham estima o risco de uma pessoa apresentar doenças cardiovasculares nos próximos 10 anos.

Para estimar mais precisamente esse risco podem-se usar escores de predição. No Brasil recomenda-se aplicar o modelo de Framingham, utilizado no Manual de Capacitação dos Profissionais de Saúde da Rede Básica, revisto em 2005.

Para o cálculo do Escore de Framingham inicialmente são coletadas informações sobre idade, LDL-C, HDLC, pressão arterial, diabetes e tabagismo. A partir da soma dos pontos de cada fator são estimados os riscos cerebrovasculares MAIORES em 10 anos.


Os chamados eventos Cerebrovasculares Maiores incluem o Infarto do Miocárdio, Acidente Vascular Cerebral e Morte por causa Vascular.

Em termos práticos, costuma-se classificar os indivíduos em três níveis de risco - baixo, moderado e alto.

Essa classificação deve ser repetida a cada 3 e 5 anos ou sempre que eventos clínicos apontarem à necessidade de uma nova avaliação.

A partir da identificação de risco, são recomendadas medidas adequadas para o nível de risco estimado que incluam mudanças na alimentação, interrupção do tabagismo, combate ao sedentarismo e nos casos de risco elevado, a equipe de saúde deve prescrever determinados medicamentos.

Faz parte ainda do processo terapêutico o desenvolvimento de Educação em Saúde para os usuários e a comunidade que favorecem a adesão ao tratamento e dão suporte a mudanças de estilo de vida que possibilitam redução ou até reversão do quadro e melhor qualidade de vida.


Orientações:

Deixar de Fumar;
  • Fazer uma alimentação saudável com a redução da ingestão de Sal, Gorduras e Açúcares;
  • Manter o peso ideal;
  • Praticar Atividade Física, pelo menos 30 min por dia, 5 dias na semana;
    Manter sua Pressão Arterial dentro da faixa de normalidade.






Referencias

BRASIL. Ministério da saúde. DAB – Departamento de atenção básica. Escore de Framingham. Disponível em: http://dab.saude.gov.br/cnhd/score_framingham.php.

 Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Prevenção clínica de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. - Brasília : Ministério da Saúde, 2006. 56 p (Cadernos de Atenção Básica; 14) (Série A. Normas e Manuais Técnicos). Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/cadernos_ab/abcad14.pdf




3 comentários:

  1. Bom e muito útil texto.

    Beijo e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  2. CLECILENE.

    Muito Obrigada por todo o seu carinho, seus outros espaços também são espectaculares.
    Sim tem sido muito difícíl as dores como sou uma doente cogolada e use diáriamente varfine, não posso tomar a medicamentação, mais forte para as dores uso , mais a Paracetamol, que neste momento nem está fazendo ifeito, e estão aparecendo muitos problemas.
    Uma vez mais muito obrigado pela sua força e carinho .
    Beijosssssssssssss com muito carinho

    MARIA M. GALVÃO

    ResponderExcluir
  3. Minha querida

    Vou passando em silêncio e lendo estes textos muito úteis para todos.

    Deixo um beijinho de saudades
    Sonhadora

    ResponderExcluir

Deixe aqui suas Falas da alma. Obrigada e volte sempre.

VOLTE SEMPRE

Leve-me com vc - Presente da Majoli

Powered By Blogger