ALMAS ESPECIAIS

Cadastre-se e receba novidades por email

Ocorreu um erro neste gadget

DIVULGUEM - Associação Mineira de Hipertensão Pulmonar

14 maio 2012

ESCOLA E SOCIEDADE

imagem google

Entrevista: Professora AR da educação básica


De que maneira, em diferentes momentos, sua escola tem desempenhado seu papel na sociedade.

Tudo começa pela educação. Acho que desde cedo temos que ensinar nossos alunos a aprender, pois só assim eles serão capazes de caminhar. Gosto de ensinar sinto um prazer imenso quando consigo fazer um aluno que em outra turma era indisciplinado, mas que de repente começa a interessar-se pela leitura, pelos números e ate pelos desenhos. Então ele percebe que através do conhecimento ele é capaz de descobrir um mundo novo de possibilidades. Quando isto acontece percebo o quão é importante o papel da escola na sociedade.
Ao promovermos a educação contribuímos para a formação de cidadãos críticos, capazes de desempenhar, conscientemente, seu papel na sociedade e isto começa bem cedo. Por exemplo: uma criança de 04 anos que aprende que não devemos jogar lixo na rua, isto já é exercer a cidadania.
Outro ponto importante e a democratização – Aqui na escola os pais, alunos e comunidade são chamados a participar. Não só da destinação os valores monetários, mas também na escolha da direção da escola.

Promovemos a interação das famílias e da comunidade, através de feiras de cultura e festas, que possibilitam um momento de lazer e cultura tanto de dos pais quanto dos filhos.

Tudo que fazemos em prol do desenvolvimento do educando se reflete na família e aqui faço de tudo para que isto aconteça de forma construtiva/positiva.

Acredito que através do domínio do código científico e de suas linguagens que permitem ao cidadão não apenas interpretar a realidade, mas interagir com ela de forma consciente, crítica e produtiva, a escola é a mediadora das pessoas que possuem este conhecimento e as que desejam obtê-lo, se tornando nesse sentido uma forma de controle social, conforme as áreas de estudos, os conteúdos poderão ser conhecidos.

Redação - Clecilene Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas Falas da alma. Obrigada e volte sempre.

VOLTE SEMPRE

Leve-me com vc - Presente da Majoli

Loading...