ALMAS ESPECIAIS

Cadastre-se e receba novidades por email

Ocorreu um erro neste gadget

DIVULGUEM - Associação Mineira de Hipertensão Pulmonar

06 outubro 2011

DOE ESPERANÇA – DOE VIDA – SEJA UM DOADOR DE MEDULA OSSEA

Imagem google

Constituída por tecido líquido-gelatinoso e encontrada no interior dos ossos longos e nas cavidades esponjosas de ossos, como por exemplo, os da bacia, a medula óssea produz os componentes do sangue, incluindo as hemácias ou células vermelhas, responsáveis pelo transporte do oxigênio na circulação. Os leucócitos ou células brancas, agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo, e as plaquetas, que atuam na coagulação do sangue.

As células encontradas no tecido medular são consideradas células progenitoras, ou seja, com capacidade para se diferenciarem e dar origem a qualquer célula do sangue periférico. São as chamadas stem cell ou células progenitoras/estaminais.

O transplante de medula óssea beneficia pacientes com produção anormal de células sanguíneas, geralmente causadas por algum tipo de câncer no sangue como leucemias e linfomas, além de portadores de aplasia medular, entre outras doenças.

Apesar de genericamente se falar de transplantação de medula óssea, de fato o que se faz é uma reinfusão ou transfusão no doente de células progenitoras retiradas da medula do doador. Estas células saudáveis vão substituir as células doentes e são responsáveis pela formação de novas células saudáveis. Mas para que o transplante tenha sucesso, as células saudáveis devem ser o mais compatível possível com as células do doente.

A compatibilidade entre irmãos é de aproximadamente 25 a 30% e entre as pessoas não aparentadas a chance de encontrar um doador é de 1 em 100.000. Por isso é tão importante realizar o cadastro para ser um doador, pois assim a chance de encontrar um doador ideal para os pacientes que precisam é maior.

Para ser doador é preciso ter entre 18 a 54 anos e ter boa saúde, ou seja, que não apresentem doenças, como as infecciosas ou hematológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui suas Falas da alma. Obrigada e volte sempre.

VOLTE SEMPRE

Leve-me com vc - Presente da Majoli

Loading...