ALMAS ESPECIAIS

DIVULGUEM - Associação Mineira de Hipertensão Pulmonar

12 junho 2010

Dia Mundial de combate ao Trabalho infantil

Criança não trabalha... dá trabalho.
"... criança que brinca, corre, pula e grita
mostra ao mundo, como se deve viver
cada momento, feliz, como quem acredita
em um mundo melhor que ainda vai haver..."
Lauro Kisielewicz

De acordo com as convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT), trabalho infantil é todo aquele que prejudica o bem-estar das crianças; que compromete a sua educação, desenvolvimento e vida futura. Por isso, a data tem o objetivo de conscientizar autoridades e a sociedade, chamando a atenção para que se busquem soluções que visem à erradicação do trabalho infantil. A prática da exploração infantil fere a dignidade dos futuros cidadãos e fere também a Constituição Federal, que prevê em seu Art. 7º, inciso XXXIII, a proibição do trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 e de qualquer trabalho a menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos.

21 comentários:

  1. Muito bem lembrado Clecilene, hoje todos estão envolvidos com o dia dos namorados , que esqueceram dessa data tão importante. Temos que denunciar todo trabalho infantil que vermos, pois só o governo não da conta de fiscalizar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. COMPLETAMENTE DE ACORDO COM VOCÊ.

    MAS Á ALGUM DE NÃO COMPREENDO, PUBLICIDADE FEITA COM BÉBÉS, PASSAGENS DE MODELES COM BÉBÉS E CRIANÇAS DE TERRA IDADE, NÃO SERÁ TRABALHO INFANTIL???

    :)) BEIJOS COM MUITO CARINHO

    ResponderExcluir
  3. A palavra ''progresso'' não terá qualquer sentido enquanto houver crianças infelizes .


    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Estou levando o banners vou colocar na minhas campanhas
    bjs

    ResponderExcluir
  5. É isso aí, vamos sempre combater o trabalho infantil. Pois criança deve estar na família, ir para a escola, ter o direito de brincar e ser feliz! Obrigada pela lembrança de um dia tão importante, Clecilene!! Um ótimo final de semana para você, beijos ;)

    ResponderExcluir
  6. O amor é tão mais fatal do que eu havia pensado, o amor é tão mais inerente quanto a própria carência, e nós somos garantidos por uma necessidade que se renovará continuamente. O amor já está, está sempre. Falta apenas o golpe da graça - que se chama paixão.

    Clarice Lispector

    Feliz Domingo....Beijos & Flores...M@ria

    ResponderExcluir
  7. Maria;
    Participei do 6º seminário de Combate ao Trabalho Infantil em Betim(MG), no dia 11 de junho de 2010, onde estava presente, dentre várias pessoas envolvidas no combate ao trabalho infantil, a Coordenadora do Fectipa-MG(Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente) e inclusive uma das dúvidas levantadas pelos presentes foi o trabalho infantil na TV (comerciais, novelas)... Ela resaltou que medidas têm sido adotadas como no caso da Maiza (que inclusive já voltou ao trabalo) que na epóca, por medida judicial, foi afastada do programa infantil que apresentava no SBT. Confesso à vc que as explicações a cerca do fato não me convenceram... e ainda segundo ela envolve muito glamour(rede globo) e é complicado chegar em um veredicto a respeito. Estranho né, fazer o que...

    ResponderExcluir
  8. É isso ai Wanderley... isso foi muito enfatizado. É preciso que cada um assuma seu papel de cidadão e denuncie tudo que fere o exposto na constituição e nos estatudos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Concordo Manuel e infelizmente os dados mostrados evidenciam que no Brasil a industrialização/progresso é responsável por um grande número de pequenos trabalhadores que exercem a função sem nenhuma direito trabalhista.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Lídia, quanto mais pessoas levantarem esta bandeira melhor para o alcance do objetivo de combate ao trabalho infantil.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Verdade Suziley... Lugar de criança é na escola, e todos os presentes no seminário concordaram e são a favor da escola integral com qualidade e incentivo ao desenvolvimento infantil.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Maria vc tem razão... com certeza não pode faltar paixão. É preciso haver sonho, paixão e trabalho. Acho que o que está faltando é paixão, vontade e coragem de ir a luta em busca de melhorias. É preciso empoderar a sociedade e mostrar a ela o seu poder de reivindicação, sua força, união para promover melhorias reais. Chega de palavras bonitas no papel é preciso transformá-las em realidade capazes de proporcionarem uma vida diga. As nossas crianças já não sonham, não pensam em um futuro... Sei que no momento a palavra é copa do mundo, mas é preciso que nossas crianças saibam que existem outras formas de reconhecimento a não ser o futebol...

    NOSSA EMPOLGUEI... DEPOIS FALO MAIS RSRSRS
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Oi querida, acredita que eu nem sabia desse dia?...pode me dar um puxão de orelha...rsrs.

    Mas adorei o teu texto e sou contra qualquer tipo de abuso em relação aos menores trabalhadores, criança tem que brincar, ser feliz e não escravo como muitos são ainda no dia de hoje.

    Beijos com carinho enorme.
    Adoro você, e muito!

    ResponderExcluir
  14. Clecilene: Dia mundial da Criança um de junho. Não ao trabalho Infantil, inflismente não e bem assim em todos os paises, mas deveria ser. tens razão de dizer que a criança temo direito de crescer brincar correr e dar trabalho,porque não elas dão trabalho aos pais, mas tem que ser assim.
    Um beijo
    Santa cruz

    ResponderExcluir
  15. AMIGA,
    ME DEIXA TRATAR-TE ASSIM.
    QUEM COMO VOCÊ, TRABALHA PARA O BEM ESTAR DA CRIANÇA, FICA PRISIONEIRA EM MEU CORAÇÃO...HÁHÁHÁHAH

    TENHA UM BOM DOMINGO.

    :)) BEIJOS COM MUITO CARINHO EM SEU CORAÇÃO

    ResponderExcluir
  16. Olá Clecilene, o trabalho infantil é injusto, mas o que o governo oferece para que as crianças não o façam? Existem famílias que complementam sua renda, ou ainda, só tem a renda do trabalho infantil. O que fazer? Deixá-los morrer de fome e outras conseguencias? Estava assistindo um documentário, e vi que em Bangladesh, um país que está situado ao nível do mar hoje, não existem pedras, para as construções, crianças a partir dos 2 anos, peneiram areia e separam as pedras....para levar para casa centavos ao final do dia...O mundo deveria olhar para essas crianças, dar-lhes condições para que possam ser crianças, pois eles tem a infância roubada.Parabéns pelo alerta....Beijocas

    ResponderExcluir
  17. Muito triste Marilu, uma verdade dolorosa.
    Sempre que participo de seminários, vou com a esperança de ouvir propostas de melhorias reais, mas sempre saio com uma sensação de que algo esta faltando. Claro que tem muita gente que se importa e trabalha e acredita que mudanças serão alcançadas, mas a maior parte do tempo é gasto em puliticagem/propaganda eleitoral. Mas como disse Elisa Luicinda "sei que não podemos mudar o começo, mas se cada um de nós fizermos a nossa parte mudaremos o final" e ai quem sabe teremos um mundo melhor, onde os direitos fundamentais das crianças, adolescentes, idosos, mulheres, cidadãos sejam de fato respeitados...
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Majoli sei que com este coração grande que vc tem não é preciso que saiba o dia, pois, assim como eu este tipo de ato lhe causa nauseas.
    É preciso dar emprego aos pais e salãrio digno para que possam criar seus filhos com dignidade e para isto é preciso investir em educação/preparo. Digo não a qualquer trabalho que escravisa!

    Beijos e para vc só carinho, nada de puxão de orelhas. TE ADORO AMIGA.

    ResponderExcluir
  19. Realmente é muito triste ver a exploração do trabalho infantil!Um excelente post!Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  20. Querida amiga, vim agradecer teu carinho lá no BlogGirls, amo te receber lá e é claro que todas as meninas também.
    Você é especial por demais.
    Beijos com carino da girlllll....Majoli...rsrs.

    Tenha uma deliciosa noite.

    ResponderExcluir

Deixe aqui suas Falas da alma. Obrigada e volte sempre.

VOLTE SEMPRE

Leve-me com vc - Presente da Majoli

Powered By Blogger